Pastelzinho de Ricota da Vovó Ruth

Minha avó era daquelas que sempre tinha alguma coisa gostosa em casa, só esperando os netos chegarem. Lembro-me que eram coisas que nunca tinha na minha casa. Nucita, a bisavó da Nutella, só tinha na casa da vovó.

E no caso da Vovó Ruth, o clichê que diz que comida da casa da avó é melhor, é bastante verídico. Até a torrada de pão preto que ela fazia era melhor. O filé de pescada ao molho de alcaparras minha mãe tenta copiar até hoje, sem sucesso.

Infelizmente, quando enveredei pelas artes culinárias, Vovó Ruth já tinha virado estrela. Mas me sinto inspirada por ela e tenho buscado resgatar receitas do seu caderno. Algumas carecem de adaptação enquanto outras estão prontinhas para usar.

É o caso do tal pastelzinho assado, que tem uma massa tão fantástica que ousei me aventurar por novos recheios e invencionices.

A massa não poderia ser mais fácil e fool proof! É só misturar quantidades iguais de farinha de trigo, ricota e manteiga. Mas atenção: farinha de trigo PENEIRADA, ricota PENEIRADA e manteiga GELADA e CORTADA EM CUBOS. Uma pitada de sal completa a mágica. Misture todos os ingredientes com as mãos (não quer sujar as unhas? Então vá assistir TV!) até que tudo esteja homogeneizado e que você possa formar uma bola com a massa. Deixe descansar na geladeira por 30 min.

A partir desta massa base, você pode soltar a imaginação:

  • Acrescente canela em pó se for rechear com doce de maçãs;
  • Um punhado de coco ralado para recheios de abacaxi;
  • Algumas colheres de queijo parmesão ralado quando o recheio for de frango;
  • Tomilho fresco picadinho para recheios de ricota defumada e por aí vai.

Com 600 grs. de ricota fiz 60 pasteizinhos doces com recheio de doce de abacaxi e 60 salgados recheados com uma parte da própria ricota.

Para o DOCE DE ABACAXI usei um abacaxi pequeno cortado em pedaços, 50 grs. de açúcar cristal, uma pitada de gengibre em pó e 4 grãos de zimbro esmagados. O zimbro é uma pequena frutinha muito usada na Europa para condimentar carne de porco e é parte fundamental na fabricação do Gin.

Deixe cozinhar lentamente até evaporar toda a água que o abacaxi soltou, resultando na fruta completamente caramelizada. Coloque então o doce numa peneira e pressione com uma colher para retirar o máximo de calda possível. Depois de frio, o doce estará pronto para ser usado (é uma delícia sozinho!).

O recheio salgado fiz com 200 grs. de ricota temperada com raspas de limão siciliano, tomilho fresco e sal defumado da Patagônia (uma das poucas coisas proveitosas da minha infeliz temporada trabalhando num navio de cruzeiro).

Na hora de rechear, tire a massa da geladeira e vá abrindo porções (a menos que você tenha uma bancada gigante...) com um rolo até a espessura de mais ou menos 2 mm. Com um cortador de biscoitos ou mesmo uma xícara ou copo, corte círculos na massa. Escolha um colher que você usará como medida para porcionar o recheio (eu uso uma de café) e disponha o mesmo no centro dos círculos de massa. Depois dobre a massa ao meio para formar os pastéis.

Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, em assadeira untada e enfarinhada.

Os pasteizinhos salgados foram pincelados levemente com a mistura de 1 gema acrescida de 1 col. de sobremesa de azeite de oliva e polvilhados com queijo parmesão ralado grosso.

Os doces, como não são muito doces, são passados em açúcar refinado quando ainda quentes. E exatamente por ganharem essa cobertura branca, dispensam as pinceladas de gema e azeite.

COZINHA SEM DESPERDÍCIOS

Esta cozinha não admite desperdícios. Somos tão ecologicamente corretos quanto uma cozinha urbana pode ser. Então vamos às dicas:

Lembra da calda que você escorreu do doce de abacaxi? Despeje-a generosamente sobre um bolo comum, leve à geladeira, e você terá uma deliciosa sobremesa! Você ainda pode apurá-la mais um pouco para obter um caramelo de abacaxi e servir com sorvete de coco ou cobrir pudins e manjares.

A casca do abacaxi também não jogamos fora! Coloque todas as cascas numa panela funda e cubra com bastante água. Deixe ferver até amolecer bem e evaporar pelo menos 1/3 da água. Depois bata tudo no liquidificados e coe. Misture um vidrinho de leite de coco, adoce a gosto e voilá! Refresco de Pina Colada!

ET: As louças que aparecem nas fotos são criações da minha mãe, Lia. Tanto ela quanto eu, aceitamos encomendas!

4 comentários:

  1. Vou assistir TV !
    Saudades da Dona Ruth...
    E saudades de vc e sua mãe.
    Mesmo sem acertar a receita, ela é um doce!

    ResponderExcluir
  2. Ana, são ótimas sugestões embaladas numa escrita adorável. Vou tentar que façam aqui a receita da T. Ruth. Servirá para matar a saudade.
    Beijos do primo,
    Beto

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua forma de explicar a receita, mostra que voce tem personalidade carismatica. Parabens por ser uma ser humano que faz a differenca neste mundo.Denise-USA-FL.

    ResponderExcluir
  4. Denise,

    Obrigada por suas palavras. Tão bonitas e vindo de tão longe! Volte sempre!

    ResponderExcluir