O termo “fruit cake” foi cunhado na Idade Média, mas esse tipo de bolo é feito desde Roma Antiga!
Inicialmente usava-se apenas sementes de romã, pinoles e passas. Mais tarde entraram as frutas (secas ou cristalizadas) propriamente ditas.
No séc. XVIII, em algumas regiões da Europa, o bolo era feito com nozes provenientes da colheita daquele ano para trazer sorte no próximo. O bolo era então armazenado para ser comido apenas às vésperas da colheita do ano seguinte! E sim, por ser um bolo de baixa umidade, ele resistia ao tempo sem estragar.
O tradicional Christmas Pudding dos ingleses é um fruit cake e deve ser cozido por cerca de 6 horas e feito com pelo menos 1 mês de antecedência, para que todos os sabores se desenvolvam plenamente.
Dependendo do teor alcoólico, alguns frui cakes permanecem comestíveis por anos a fio. Uma família americana do Michigan conserva até hoje um bolo assado em 1878. Em 2003 o apresentador Jay Leno provou um pedaço no seu programa Tonight Show. Jay continua vivo e fazendo o show. =D
A receita a seguir é bem simples, requer menos ingredientes e menos tempo de cozimento que os fruit cakes tradicionais e por isso mesmo, tem menos tempo de vida, cerca de 3 meses. Vamos à ela:
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de castanha-do-pará picadas grosseiramente
- 2 xícaras de chá de ameixas pretas, descaroçadas e picadas em pedaços grandes
- 1 xícara de chá de cerejas glaceadas picadas ao meio
- ¾ de xícara de chá de farinha de trigo
- ¾ de xícara de açúcar
- ½ colher de chá de fermento químico em pó
- 3 ovos
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de fazer
- Coloque numa tigela a castanha-do-pará, a ameixa, a cereja, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento e misture bem. Reserve.
- Em outra tigela bata os ovos com a baunilha por cerca de 5 minutos. Despeje esse creme sobre as frutas reservadas e misture bem até tudo estar envolvido pela massa.
- A aparência fica estranha e você pode pensar que não vai dar certo porque não há massa suficiente para assar esse bolo. Confie, dá super certo.
- Forre uma forma de bolo inglês com papel-manteiga e despeje a mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 1 hora (ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco).
- Espere esfriar e desenforme.
Observações
Essa receita é super básica. Não vai especiarias nem bebidas. Mas partindo dela você pode começar a criar e e aí que começa a grande diversão!
Troque as castanhas por nozes, as ameixas por damasco e as cerejas por passas brancas. Adicione uma colher de chá de gengibre em pó e você terá um bolo completamente diferente!
Invente, arrisque, crie seus próprios sabores! Essa é a verdadeira alegria de cozinhar!
E por favor, me conte os resultados!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário