Fruit Cake de Castanha-do-pará, Ameixas e Cerejas

Fruit Cake (ou fruitcake) é um bolo quase sem massa, repleto de frutas e nozes. Às vezes com especiarias e bebidas alcoólicas.

O termo “fruit cake” foi cunhado na Idade Média, mas esse tipo de bolo é feito desde Roma Antiga!

Inicialmente usava-se apenas sementes de romã, pinoles e passas. Mais tarde entraram as frutas (secas ou cristalizadas) propriamente ditas.

No séc. XVIII, em algumas regiões da Europa, o bolo era feito com nozes provenientes da colheita daquele ano para trazer sorte no próximo. O bolo era então armazenado para ser comido apenas às vésperas da colheita do ano seguinte! E sim, por ser um bolo de baixa umidade, ele resistia ao tempo sem estragar.

O tradicional Christmas Pudding dos ingleses é um fruit cake e deve ser cozido por cerca de 6 horas e feito com pelo menos 1 mês de antecedência, para que todos os sabores se desenvolvam plenamente.

Dependendo do teor alcoólico, alguns frui cakes permanecem comestíveis por anos a fio. Uma família americana do Michigan conserva até hoje um bolo assado em 1878. Em 2003 o apresentador Jay Leno provou um pedaço no seu programa Tonight Show. Jay continua vivo e fazendo o show. =D

A receita a seguir é bem simples, requer menos ingredientes e menos tempo de cozimento que os fruit cakes tradicionais e por isso mesmo, tem menos tempo de vida, cerca de 3 meses. Vamos à ela:

Ingredientes
  • 3 xícaras de chá de castanha-do-pará picadas grosseiramente
  • 2 xícaras de chá de ameixas pretas, descaroçadas e picadas em pedaços grandes
  • 1 xícara de chá de cerejas glaceadas picadas ao meio
  • ¾ de xícara de chá de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de açúcar
  • ½ colher de chá de fermento químico em pó
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de fazer
  1. Coloque numa tigela a castanha-do-pará, a ameixa, a cereja, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento e misture bem. Reserve.
  2. Em outra tigela bata os ovos com a baunilha por cerca de 5 minutos. Despeje esse creme sobre as frutas reservadas e misture bem até tudo estar envolvido pela massa.
  3. A aparência fica estranha e você pode pensar que não vai dar certo porque não há massa suficiente para assar esse bolo. Confie, dá super certo.
  4. Forre uma forma de bolo inglês com papel-manteiga e despeje a mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 1 hora (ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco).
  5. Espere esfriar e desenforme.


Observações
Essa receita é super básica. Não vai especiarias nem bebidas. Mas partindo dela você pode começar a criar e e aí que começa a grande diversão!

Troque as castanhas por nozes, as ameixas por damasco e as cerejas por passas brancas. Adicione uma colher de chá de gengibre em pó e você terá um bolo completamente diferente!

Invente, arrisque, crie seus próprios sabores! Essa é a verdadeira alegria de cozinhar!

E por favor, me conte os resultados!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário