Comida tem um significado muito profundo na cultura italiana, simboliza família, raízes, paixão. E em filmes desse gênero serve para humanizar assassinos violentos e inescrupulosos. Faz com que você simpatize com eles por identificar um traço comum.
"Goodfellas" foi além. Cunhou uma nova expressão gastronômica: "goodfellas thin". Funciona melhor na língua inglesa e quer dizer "fino como no "Os Bons Companheiros"" e surgiu graças à cena passada na prisão.
A cena retrata uma parte da gangue confinada numa cela cheia de privilégios, preparando o jantar. Você quase consegue sentir o aroma do molho...
A câmera focaliza as mãos de um dos matadores, que fatia um dente de alho com uma lâmina de barbear. Tão fino, tão fino, que as fatias são transparentes e, diz o narrador, dissolvem-se no calor do azeite.
No mais, considero "Goodfellas" como o melhor filme do gênero EVER. Alguns vão discordar e dizer que "Era uma vez na América" é superior. Ou que a mitologia do "O Poderoso Chefão" é mais pungente. Mas para mim, "Goodfellas" é imbatível.
A ascensão e queda de Henry Hill, personagem de Ray Liotta, movido pelo deslumbramento e pela ganância, a violência histriônica de Joe Pesci (que lhe rendeu um Oscar) e a brutalidade amoral sob o olhar gentil de Scorsese, fazem desse um filme para ser revisto muitas vezes.
Quer ganhar este filme e muitos outro prêmios? Participe da promoção do site Vamos Cozinhar, indique o Cozinha de Ideias e concorra a esse kit bacanérrimo oferecido pela Fnac:
- 1 DVD do filme "Goodfellas"
- 1 DVD do filme "Estômago"
- 1 DVD do filme "Sem Reservas"
- 1 livro "Mestre Cuca Larousse"
- 1 livro "Celeiro - Culinária"
- 1 livro "Segredos dos Chefs"
- 1 livro "Delícias de Chocolate"
Já conhece o Vamos Cozinhar? Veja o que já falamos sobre eles aqui.
* Fico devendo o pedacinho do filme que comentei acima. O 3G da Vivo não tá colaborando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário