Piquenique - Comidinhas

Tem que ser prático. Se puder comer com as mãos, melhor. Dê preferências aos alimentos que não estragam facilmente. Maionese nem pensar! Deve ser leve. Piquenique e feijoada não combinam. Algumas idéias:

Mini-sanduíches embrulhadinhos: um recheio bem saboroso pode ser feito com ricota amassada misturada com um pouquinho de iogurte ou requeijão para dar mais cremosidade e acrescida de azeitona picadinha e cenoura ralada. Sal e pimenta-do-reino a gosto. Outro recheio gostoso é peito de frango cozido e desfiado (pode ser sobras de frango assado, do tipo “televisão de cachorro”, fica ainda melhor), requeijão, salsinha, milho-verde e uva-passa.

Salada de Batata: cozinhe as batatas com casca, corte em pedaços e tempere com um molho feito de azeite extra-virgem, sal, pimenta-do-reino e mostarda l’ancianne (aquela com grãozinhos). Um toque de alecrim picado cai muito bem.

Brochette Caprese: sabe a famosa salada caprese? 
É ela mesma, só que servida no espeto! Tomatinho cereja, bolinhas de mussarela de búfala e folhas de manjericão! Lembre-se que o tomate solta bastante água então deixe para montar os espetinhos o mais próximo possível da hora de sair.

Quiche. Pode ser de qualquer sabor. Quiche é melhor que torta porque é bem saborosa mesmo fria e seu recheio, por ser mais denso, não vai ficar caindo pelos lados.

Crutidés: legumes cortados em palitos e servidos com molhos diversos. Os legumes podem ser pepino, rabanete, cenoura, salsão, tomate, mini-milho, floretes de couve-flor, couve-de-bruxelas... enfim, o que a sua imaginação e estômago mandarem. Os molhos podem ser golf (catchup, mostarda, molho inglês e iogurte substituindo a maionese), iogurte com hortelã ou mostarda com mel.

Salada de Frutas. Pra deixar a coisa mais bonita, costumo “bolear” as frutas. Para isso é preciso um utensílio específico chamado boleador. Hoje em dia é encontrado até em supermercados. Melancia, melões variados, abacaxi, maçã, uva (essa não precisa bolear...). Se o piquenique for só para adultos, pode colocar uma tampinha de vinho do Porto no suco de laranja para cobrir as frutas que fica divino

Um docinho sempre vai bem, né? Pode ser um bolo invertido de banana ou abacaxi, pode ser um brownie, pode ser até brigadeiro de colher... Hummm!


Um drink que combina muito com a ocasião é o Clericot. Duas garrafas de vinho branco (sauvignon blanc ou semillon) ou espumante brut e frutas, como numa sangria. Eu gosto de colocar pêssego, nectarina, pêra e uva Itália. Beba bem geladinho e divirta-se! 

2 comentários:

  1. Achei um pouquinho de exagero, mais gostei vou tirar apenas pequenos detalhes!! =D

    ResponderExcluir
  2. Optimo! adorei a sugestão *-*
    vou fazer um piquenique amanha e estou a preparar tudo a rigor. Ajudou bastante as sugestões. Obrigada ;)

    ResponderExcluir