Sei que vai ser difícil acreditar depois de duas receitas seguidas, mas a verdade é que eu não sou muito fã de bolos, não. A principal razão para isso é que bolos costumam ser secos e eu gosto de doces úmidos e cremosos.
Então você pode apostar: quando encontrar uma receita de bolo por aqui, o resultado será invariavelmente um bolo suculento! E a receita de hoje ainda é mega fácil! Melhor de tudo, suja apenas UMA vasilha (e a forma, claro).
É rápido, fácil e o resultado é incrível! Faça e comprove você mesmo:
INGREDIENTES
FASE A
- 2 xícaras de chá de Farinha de Trigo peneirada
- 1 e 1/2 xícara de chá de Açúcar
- 1 colher de sopa de Fermento Químico em Pó
- 1 colher de chá de Sal
- 1/2 colher de sopa de Essência de Baunilha
- 250 gramas de Manteiga derretida
- 4 colheres de sopa de Chocolate em Pó (de boa qualidade)
- 1 xícara de chá de Leite Integral
- 1 xícara de chá de Castanhas de sua preferência (nozes, castanha-do-brasil, castanha de caju, etc) picadas grosseiramente
- 2 xícaras de chá de Açúcar
- 4 colheres de sopa de Chocolate em Pó (já sabe, né?)
- 2 xícaras de chá de Água fervente
MODO DE FAZER
- Unte (bem untada!) com manteiga uma forma redonda de 30cm de diâmetro por 5cm de altura e polvilhe com farinha.
- Misture todos os ingredientes da FASE A numa vasilha. Misture bem para tirar todos os grumos de farinha. Desepeje essa mistura na forma preparada.
- Ferva as duas xícaras de água da FASE B e desligue o fogo. Junte o açúcar e o chocolate em pó, mexendo bem para dissolver e espere amornar um pouco.
- Despeje essa calda sobre a massa crua que já está na forma, cuidadosamente.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 40 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
- Retire do forno, aguarde 10 minutos e desenforme em um prato redondo com borda alta para comportar toda a calda.
- Sirva morno ou frio. Pode ser acompanhado por uma bola de sorvete de creme, creme de chantilly, calda de frutas vermelhas, calda de damasco...
OBSERVAÇÕES
- Essa é uma receita que dá um frio na barriga na primeira vez que você faz. Você olha aquele meio litro de calda sendo derramda sobre a massa crua do bolo e jura que não vai dar certo. Mas dá. Só tem uma única condição: a forma tem que ter as medidas exatas citadas acima. Uma vez fui fazer essa receita no sítio e lá eu não tinha uma forma nessas dimensões. A minha era de 28cm de diâmetro. Diferença ínfima, pensei eu. Bom, deu tudo errado. O bolo transbordou no forno, ficou aquela crosta de chocolate queimando lá dentro e foi aquele inferno pra limpar. O resultado final também deixou a desejar, já que metade da calda tinha ido parar no fundo do forno. Então, se quiser que dê certo, use uma forma de 30cm x 5cm!
- Outra dica importante é sobre os 10 minutos de espera antes de desenformar. Se você esperar mais de 10 minutos, o bolo vai reabsorver a calda e não vai ter a mesma graça. Se esperar menos, ele ainda vai estar muito quente e vão ficar alguns pedaços grudados no fundo da forma. Então, reloginho na mão, tá?
- Você pode substituir o chocolate em pó por cacau e terá um bolo ainda mais escuro e "adulto". Mas pelamor, não use achocolatado nem por decreto!
Ana, eu tenho até vergonha de perguntar uma coisa tão básica, mas, né... Se não perguntar, não tem como saber.
ResponderExcluir2 xícaras de farinha peneirada = peneiro a farinha e depois meço as xícaras OU meço as xícaras e depois peneiro OU tanto faz?
Beijinho!
Oi Lulis!
ResponderExcluirNão se envergonhe, não menina! Pergunte sempre. Eu sou muito perguntadeira tb!!
Olha só, a gente peneira a farinha para aerá-la e não para retirar impurezas (que esperamos já tenham sido retiradas na fábricação, né?). Eu acho mais fácil medir primeiro e peneirar depois, mas na verdade, tanto faz.
Depois me conte se deu certo.
Beijo
Ana, muito obrigada pela resposta! :)
ResponderExcluirEu tento me aventurar na cozinha e algumas coisas saem muito boas, mas tem outras que, olha, só minha mãe elogia... hahahahaha
Vou fazer no fds, porque não tenho os ingredientes, e depois te conto!
Beijinho!
Mãe é uma maravilha, sempre acha a gente o máximo e ainda elogia nossa comida!!
ResponderExcluirBeijos
Fabi Artmann
Caramba!
ResponderExcluirIsto tudo que li aqui está Fabuloso!
Beijos querida.
Profissional de primeira.
Coloquei seu link no meu Blog.
Qdo eu não me importava em comprar Bolos de caixinha, comprei um tal de Duo Paixão, da otker eu acho, q era mais ou menos assim. Dooooooooooooce, mas doooooooce, doce, doce! Daqueles q ardem a garganta da gente, sabe?! DE-TES-TOOOO!!!
ResponderExcluirOntem à noite fui dormir pensanod nele e num jeito de reproduzi-lo.
Parece com essa receita mas, no caso do referido bolo de caixinha, a calda se mistura à massa deixando o bolo cremoso. A idéia é ótima!
Nessa sua receita tb fica assim? É q pela foto parece q calda ficou em volta do bolo. É isso msm?
Obgd!
Oi Angélica!
ResponderExcluirSua descrição do bolo de caixinha que ardeu até aqui na minha garganta! rsrs
Essa receita pra mim é uma das mais perfeitas porque é fácil e o bolo fica cremoso E com calda! É o melhor dos mundos em forma de bolo!
Pode fazer que vc vai gostar. Depois me conta.
Bjs
Nossa parece maravilhoso!
ResponderExcluirnossa, perfeiçãaaaaaaao ! amei demais..
ResponderExcluirtinha uns amigos meus aqui e trouxeram esse duo paixão para fazer.. ficou maravilhoso ! mas eu queria saber fazer na mão mesmo até porque a caixinha aqui é 6 reais *-*
eu tava procurando e achei essa receita, fiz e ficou perfeitoo !
muito bom, meus parabéns bjos :*
Oi Ana... Adorei a receite, de babar! Mas gostaria de saber se as castanhas são imprecindivéis pra receita dar certo!! Será que rola de não incluir as castanhas? Ou para não inclui-las teria que aumentar a qnts de algum ingrediente mais "gorduroso".
ResponderExcluirBrigadinha! Beijos, karina!!!
Oi Karina!
ResponderExcluirPode tirar as castanhas, sim! Originalmente ele nem as tinha, coloquei pra dar uma incrementada mas o bolo é divino mesmo sem elas.
Depois me conte como ficou. Obrigada pela visita e volte sempre!
Bjs
Posso substituir a água da fase B por leite?
ResponderExcluir