Gnocchi de Ricotta com Linguiça e Bacon

Essa é uma receita super fácil e ótima para diabéticos pois leva pouquíssima farinha na sua composição. Veja o passo-a-passo a seguir. As quantidades estão no final da receita.

A primeira coisa a fazer é passar toda a ricota por uma peneira para que ela fique mais homogênea e fácil de trabalhar. 

Pique separadamente salsinha e nozes. Frite o bacon e triture com as mãos. Junte tudo à ricota e misture com um garfo. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino moída na hora.

Adicione o ovo e duas colheres de sopa rasas de farinha de trigo. Misture bem. Sinta o ponto da massa nas mãos e vá adicionando mais farinha, colher por colher, até sentir que consegue enrolar a massa. Eu usei 4 colheres de sopa rasas para 600gr de ricota. Essa é uma etapa que exige cuidado porque se você usar muita farinha, o resultado final será um gnocchi seco e quebradiço. Depois de bem misturado, forme uma bola.


Faça rolinhos com a massa de cerca de 2,5 cm de diâmetro e corte diagonalmente pedaços de 1,5 cm aproximadamente. Leve para cozinhar num caldeirão de água fervente até que os gnocchis subam à superfície da água. Não precisa salgar a água e muito menos colocar óleo.


Para fazer o molho, frite toucinho em cubos pequenos. Tire a pele de um pedaço grande de linguiça e desmanche-a em nacos com as mãos. Leve à frigideira com o toucinho e junte alho, cebola e alguns raminhos de tomilho. Refogue.


Junte uma lata de tomates pelados do tipo italiano e desmanche-os com a ajuda de uma colher. Deixe apurar e corrija o sal e a pimenta.


Disponha os gnocchi num refratário e cubra com o molho. Está pronto para servir. Pode ser congelado. Se quiser incrementar, cubra com parmesão ralado grosso e leve ao forno para gratinar levemente.


Ingredientes (para 6 pessoas):
  • 600 gr de ricota fresca passada na peneira
  • 6 fatias de bacon fritas e trituradas com as mãos
  • 1 xíc. de nozes picada grosseiramente
  • 1 xíc. de salsinha bem picadinha
  • 1 ovo
  • 4 col. de sopa de farinha de trigo
Algumas dicas:
  • Para transformar essa receita num prato vegetariano, não use o bacon na massa do gnocchi e faça um molho com tomates frescos picados, alho e manjericão.
  • Você pode acrescentar outras verduras à massa como couve, escarola ou almeirão. Escalde as folhas picadas fininho e refogue-as. Deixe esfriar antes de juntar à ricota. Nesse caso você provavelmente vai usar menos farinha para dar a consistência necessária à massa.
  • As nozes podem ser substituídas por amêndoas, castanha-do-pará, castanha de caju, pinoles, etc.
  • Transforme essa receita num prato chique adicionando à ricota pedacinhos de damasco seco. Nesse caso, omita a salsinha e o bacon e sirva com folhinhas de sálvia e manteiga queimada.
Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Ai meu Deus!
    Parece delicioso!
    São 19:30 estou famintaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito fazer esse. Muito mesmo.

    ResponderExcluir