Restaurante Mocotó: Tem que ir!


Semana passada tive o prazer de visitar o já muito famoso restaurante e cachaçaria Mocotó, pilotado pelo competentíssimo Rodrigo Oliveira.

Para abrir o apetite, começamos com uma cachaça paraibana deliciosa, a Serra Preta. Coisa de gente grande, muito saborosa mesmo.

Seguimos com uma porção de torresmos que, confesso, foi a melhor que provei na vida. Mas você verá essa frase outras vezes nesse relato... Ainda nos petiscos, pedimos também uma porção de linguiça flambada na cachaça com pimenta biquinho e cerveja Colorado Cauim (com mandioca na composição) para acompanhar.

O papo tá muito bom, mas vamos aos pratos principais! O Mocotó tem uma coisa super bacana que é servir os pratos em porções de diversos tamanhos (mini, pequena, média e grande). É legal porque dá pra pedir várias coisas e compartilhar.

Escolhemos a Mocofava que é uma combinação de mocotó com favada com pronunciado sabor de cominho e favas cozidas à perfeição. Seguimos com autêntico Baião de Dois e um Escondidinho de Carne Seca que, again, foi o melhor que provei na vida. Chega à mesa parecendo um soufflé e depois que você rompe a dourada crosta de queijo coalho, descobre um purê de mandioca com textura cremosa, quase uma mousseline... perfeito!

O grand finale, lógico, fica por conta das sobremesas. Primeiro um Doce de Mamão Verde feito pelo Seu José, fundador do restaurante e pai do Rodrigo. O doce é feito com rapadura e canela e chega à mesa escoltado por um generoso pedaço de queijo coalho num prato pincelado com melado de cana. Depois um Sorvete de Rapadura de comer de joelhos e um Mousse de Chocolate com Cachaça digno de alquimistas. Finalmente o Pudim de Tapioca com leite de coco, servido com calda de coco queimado. Esse doce é tão perfeito que desafia as leis da física já que não dá pra entender como um creme pode adquirir forma de pudim. Tenho sonhado diariamente com ele desde então.

As sobremesas foram degustadas acompanhadas por uma Colorado Demoiselle, perfeita para isso.

Tudo isso na deliciosa companhia do querido mestre Davi Goldmann e do agradabilíssimo colega Rubens (sorry, não sei o sobrenome mesmo ele tendo sido responsável indireto pela minha mudança de profissão).

O grande chef Rodrigo nos deu a honra da sua presença em nossa mesa e ainda nos presenteou com duas barras de rapadura, uma de Minas Gerais e outra de Pernambuco.

Não vejo a hora de voltar lá pra experimentar novas delícias!

Saiba tudo sobre o Mocotó no site deles e vá. Vá hoje mesmo se puder!

3 comentários:

  1. Anônimo24/6/10

    Olá Ana. O seu comentário acerca do "Mocotó" está impecável, muito bem elaborado. Não conheço o restaurante, mas, após ler o seu post, fiquei muito interessado em experimentar as guloseimas do chef Rodrigo, e outras do fundador, o Sr. José Oliveira de Almeida, um brasileiro de Mulungu - PE -

    Parabéns.
    Sergio Barros
    24/06/2010

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana eu sou uma frequentadora do Mocotó e sou apaixonada pelo tempero deste lugar,só quero deixar meus parabéns para este chefe maravilhoso que é o Rodrigo e para o melhor de todos eles o Sr. José fundador desta maravilha, o único problema é que sempre vou lá volto com uns 2 kg a mais pois não resisto a estas maravilhas.Bom pessoal quero dizer que vocês tem que ir lá experimentar o escondidinho o melhor que já comi e o maravilhoso sorvete de rapadura.

    Parabéns.
    Mariana Rodrigues.
    28/10/2010

    ResponderExcluir
  3. Vera Lúcia8/2/11

    Estive no Mocoto esta semana, a comida é simplismete Maravilhosa e o atendimento também. Tive o prazer de conhecer o SR: José e ter um papo muito bom. Tive o prazer de conhecer o Rodrigo que é muito simpático.

    ResponderExcluir