Cogumelos en cocotte: comida que abraça por dentro

Já comeu comida que abraça por dentro? Sabe como é?

Pra mim é aquela comida que conforta, aquece a alma e faz você sentir-se melhor. É comida igual colo de vó: acalenta e acalma o coração.

Essa é uma receita super fácil mas que satisfaz muitos pré-requisitos da ~moda~: sem glúten, low carb, pode ser feito sem lactose e deixar de ser vegetariano pra ser vegano. Por conta dos cogumelos, tem muito umami, o nome "técnico" do quinto sabor, presente em abundância também no tomate e no queijo parmesão por exemplo.

Também é uma receita sem medidas muito precisas e que permite diversas combinações e modificações.

Ingredientes

4 bandejas de cogumelos variados (usei paris, shitake, shimeji e portobelo)
2 dentes de alho espremidos
150 gr de toucinho em brunoise* (opcional)
2 colheres de sopa de manteiga (substitua por azeite de oliva se preferir uma versão vegana)
10 folhas de sálvia em chiffonade*
50 ml de vinho tinto de boa qualidade (use o mesmo que você bebe!)
250 ml de caldo de carne ou legumes
Sal e pimenta a gosto
Ovos q.b.
Creme de leite fresco q.b. (opcional)





Modo de Fazer
  1. Limpe e corte grosseiramente os cogumelos
  2. Frite o toucinho em fogo médio até derreter toda a gordura. Reserve o toucinho e frite o alho na gordura do toucinho.
  3. Acrescente a de manteiga (ou azeite), os cogumelos, a sálvia e cozinhe por cinco minutos. Se você optou por não usar o toucinho, frite primeiro o alho na manteiga para depois agregar os cogumelos. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
  4. Acrescente o vinho e cozinhe que ele evapore quase por completo.
  5. Junte o caldo de carnes ou legumes e deixe cozinhar em fogo médio para baixo por cerca de 30 minutos.
  6. Coloque o toucinho já frito, prove e acerte o sal.
  7. Distribua o o ragu de cogumelo em ramequins ou recipientes que possam ir ao forno e/ou microondas.
  8. Quebre cuidadosamente um ovo em cada ramequin. Cubra com uma colher de sopa de creme de leite, salpique um tiquinho de sal e leve ao microondas por 1'30" na potência alta. Verifique o ponto q continue cozinhando por 30 segundos de cada vez até atingir o ponto desejado.

Eu queria a clara cozida mas a gema mole, então cozinhei por um total de 2 minutos. Mas esse tempo pode variar de aparelho para aparelho.

Você também pode preparar no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos. Mas já aviso que é mais difícil de acertar o ponto da gema mole.


Algumas dicas importantes:
  1. NUNCA, jamais, lave os cogumelos em água. O modo correto de limpá-los é com o auxílio de um pincel, mas você pode usar um pedaço de papel-toalha ou mesmo um paninho que também dá certo.
  2. Guarde as partes mais duras dos cogumelos para usar quando fizer caldos.
  3. Talvez você ache que a quantidade de gordura é pouca em relação ao cogumelo. Resista à tentação de acrescentar mais. O cogumelo funciona como uma esponja e num primeiro momento vai "sugar" todo o líquido da frigideira. Mas em pouco tempo devolve esses sucos e cozinha por igual.
  4. Cogumelos diminuem muito de tamanho depois de cozidos. Não se assuste com o volume inicial. As quatro bandejas que usei renderam 8 ramequins médios.
  5. Gemas mal cozidas podem conter SALMONELA. Compre sempre produtos de boa procedência, em locais conhecidos e evite servir esse ponto de cozimento para idosos, crianças pequenas e pessoas com deficiência imunológica.
VARIAÇÕES: Uma coisa bacana dessa receita é que se você fizer só a parte do cogumelo, já terá um delicioso ragu para servir com carnes, massas, polenta... Eu sempre tenho um pote desse ragu na geladeira. Também dá para variar bastante. Você pode acrescentar outras ervas como tomilho e alecrim. E pode agregar outros legumes como abobrinha, abóbora, tomate ou berinjela.

*Brunoise: cubos de 2mm de lado (micro cubos)
*Chiffonade: disponha as folhas uma sobre a outra, enrole como num charuto e corte perpendicular ao comprimento o mais fino que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário