Winter is Here: uma experiência gastronômica de gelo e fogo

O primeiro evento do projeto Screen Crave é inspirado em Game of Thrones, na minha humilde opinião, a série mais lacradora da TV desde Lost.

Não sei se vocês sabem mas a série tem um livro de receitas oficial que pode ser adquirido aqui. Quando decidi criar o jantar, minha primeira ideia foi pesquisar esse livro. Mas foi bem decepcionante... São receitas tipicamente medievais e, por consequência, muito sem graça... Coitado do povo que vivia nessa época! Era tudo temperado com as mesmas coisas, devia ter tudo o mesmo gosto!!

E se pensarmos a quantidade de ingredientes disponíveis na Europa naquele tempo, fica até fácil entender. Vamos lembrar que antes dos Descobrimentos os caras não tinham tomate, batata, cacau, milho e mais um monte de coisa delícia que hoje a gente talvez associe com o Velho Mundo (gnocchi ao sugo anyone?).

Como queria que os pratos fossem antes de tudo saborosos, enveredei por outro caminho. Primeiro escolhi cenas bem emblemáticas da série. Depois localizei onde elas tinham acontecido geograficamente no universo GoT e quais eram os ingredientes mais frequentes naquelas regiões. Por último, apliquei técnicas de cocção usuais na época para preservar um pouco mais a identidade das receitas já que utilizei alguns ingredientes que ainda não eram conhecidos.

O resultado você confere a seguir ou pessoalmente na última edição do evento que acontece domingo, 27/08/17, com ingressos disponíveis aqui.

ATENÇÃO!!! Se você estava em Marte e não viu a série, saiba que a partir desse momento vai ser chuva de SPOILERS. Continue por sua conta e risco! (spoilers até a 6a. temporada)

The Red Wedding


Segundo o próprio autor da série de livros "A Song of Ice and Fire" que são a base da série de TV, George R. R. Martin, esta foi a cena mais dolorida e difícil de escrever. Muitas mortes, muito sangue. Quase um Tarantino. A cena acontece nas Twins, a fortaleza dos Frey que é cortada por um rio. Logo que Robb Stark chega à fortaleza com sua comitiva, vemos Walder Frey oferecer pão e sal aos seus hóspedes. Compartilhar sal e pão era um sinal de hospitalidade na Idade Média. Simbolizava que ali existia uma aliança e que a confiança entre as partes poderia ser estabelecida.

Partindo dessas informações eu queria que o prato tivesse o pão, o sal e um peixe por causa da proximidade com o rio. Então temos uma fatia de pão frita em manteiga temperada com cítricos e anchovas. Por cima uma sardinha salgada e curada com leite, vinagre e temperos; método comum de conservação na época. Representando o sal, uma mousse de queijo de cabra.


Quando cortada, a mousse revela o "sangue": um creme de beterrabas assadas com balsâmico branco e cardamomo, fruto de uma conversa inspiradora com meu amigo Gui Bomfim numa noite incrível em NY :)

O prateado da sardinha que aparece só um pouquinho foi para representar o momento em que Catelyn Stark percebe que Roose Bolton está usando uma cota de malha por baixo de suas roupas "civis" e se dá conta da emboscada. R.I.P. Grey Wind :'(

The Purple Wedding


O casamento entre Joffrey Baratheon e Maragery Tyrell acontece em King's Landing, a capital do reino onde obviamente temos tudo que há de melhor nos Sete Reinos em termos de ingredientes. Também sabemos que Olenna Tyrell gastou uma grana para que o casamento da neta fosse suntuoso e farto.

Para aliviar a tensão da escrotidão (desculpe o termo, mas tem coisas que precisam ser ditas sem meias palavras) de Joffrey, vemos entrar no banquete uma enorme torta que quando cortada libera uma revoada de pombas brancas. Tortas com animais vivos eram comuns nos festins da realeza na Idade Média. Alguns bichinhos morriam no processo... 

Então eu queria simbolizar a cor pela qual o evento ficou conhecido (roxo) apesar de visualmente a cena ser carregada de vermelho e dourado (a cor dos Lannister). Também queria representar a opulência do evento e por isso a louça (que era da vovó Ruth) e as flores. 

Como quem não tem pombo caça com frango, escolhi as drumettes, que são as coxinhas da asa, e fiz um tempero de inspiração tailandesa porque o Reach, região onde está o Highgarden (fortaleza da casa Tyrell) é uma das maiores e mais ricas regiões de Westeros e sempre me remeteu a uma região repleta de aromas e sabores. Os Tyrell sabem viver a vida!

Para complementar o perfil agridoce e picante do prato, um purê de batata roxa e picles de uva (conservar e fermentar, mais uma técnica usada largamente na época).

ET: o casamento ficou conhecido com Roxo por causa da cor do Joffrey depois de tomar o veneno que Olenna sorrateiramente coloca no seu vinho. Foi pouco!!!

The Battle of The Bastards


A maior batalha já vista em uma série de TV. A mais tensa que eu já vi. Só de lembrar já fico nervosa!!

Pois bem, a Batalha dos Bastardos acontece bem próxima a Winterfell, a fortaleza dos Stark, localizada no norte do reino. Como em todas as regiões permanentemente geladas, a comida ali é escassa. As carnes são curadas e defumadas para serem preservadas por mais tempo. Leguminosas são secas para serem utilizadas posteriormente.

E se você chegou até aqui, percebeu que além de me inspirar nas cenas, regiões geográficas e técnicas, eu também estou buscando uma progressão na potência dos sabores. Começamos com uma entrada que traz muitos elementos ácidos para estimular o paladar. Seguimos com um primeiro prato que ainda traz um pouco de acidez mas também picância equilibrada por notas adocicadas. Neste que é o segundo prato principal quis buscar os defumados e o conforto dos preparos invernais.

Então temos um creme de feijão branco que foi cozido com muito toucinho, uma barriga de porco que foi braseada lentamente por seis horas, crocante de salame cantimpalo e maçãs cozidas no próprio suco com um pouco de vinho branco, defumadas a frio e finalizadas com manteiga clarificada.

Visualmente eu queria que o prato remetesse à cena em que Jon Snow (meu rei) está prensado entre centenas de soldados parecendo um único bloco negro no meio da neve. As maçãs representam os Cavaleiros do Vale que chegam pra salvar a pátria :)

Dracarys



Aqui a inspiração não foi exatamente uma cena, mas um conjunto de coisas. Primeiro uma homenagem à musa das musas, dona da porra toda, aquela que tem mais títulos e nomes que a Princesa Isabel, Daenerys Targaryen (minha rainha).

Dracarys não é o nome de nenhum dos seus dragões mas sim o comando dito em alto valeriano quando ela quer que eles ponham fogo no cabaré (cadê Dany em Brasília ASAP????).

Eu também queria que o último prato do menu fosse uma representação do título dos livros: Uma Canção de Gelo e Fogo. E aqui eu desapeguei da fidelidade aos ingredientes e técnicas da época porque sobremesa sem chocolate não tem a mesma graça!

Então temos uma mousse de chocolate branco caramelizado com tomilho, uma ganache de chocolate amargo, um sorbet de ameixas frescas assadas com mel, tomilho e alecrim, praliné de pistache e flor de sal, suspiro com tomilho e carvão vegetal ativado e conhaque infusionado com tangerina.

Fique ligado aqui ou nas redes sociais para saber sobre os próximos eventos. Muitos virão já que minha cabeça anda borbulhando de ideias (Disney Villains, A Época de Ouro de Hollywood, Kubrick, Wes Anderson, Tarantino, The Walking Dead..)!






Nenhum comentário:

Postar um comentário