Aula de Culinária em Nova York

Gosta de cozinha? Quer fazer um programa diferente e ainda conhecer pessoas? Que tal incluir um curso rápido no ICE (Institute for Culinary Education) na sua próxima viagem à NY?

Vivi essa experiência e adorei! Escolhi o curso entre as centenas de opções que eles oferecem no site, paguei online também e reservei uma noite da viagem para o aprendizado.

Escolhi a aula intitulada "Fascinating Desserts with Asian Inspiration" com o intuito de ampliar meu repertório de sobremesas. Fui surpreendida várias vezes pelos sabores inusitados e inesperados!

Em 5 horas de aula, foram ensinadas 9 sobremesas!! E tudo no melhor estilo "mão na massa"! O ICE tem uma infraestrutura fantástica, com equipamentos de ponta e ingredientes de primeira linha. Os professores não ficam atrás, claro. A minha chef-instrutora foi Reeni Aragon Espino, ex-chef patissiêr do Le Cirque e contemporânea da nossa Mara Mello na faculdade de patisserie.

Divididos em duplas, com bancadas, utensílios e fogões individuais, cada par executou do começo ao fim pelo menos 4 receitas, mas todas as 9 foram ensinadas detalhadamente. Veja o que foi aprendido:

Black Sesame Dumplings with Sesame Ice Cream : um bolinho bem leve, recheado com uma pasta saborosa e densa de gergelim preto, cozido no vapor e acompanhado por um sorvete feito com a massa base de sorvete de creme acrescida de pasta de gergelim branco e pedaços de crocante feito com açúcar caramelado e gergelim.

Bubble Tea : sensação em Manhattan, o Bubble Tea é constituído por sagu cozido no chá e depois misturado com polpa de frutas e leite. Não faz minha cabeça. Nem minha boca...

Filipino Sago't Gulaman : muito parecidas com as balas de alga japonesas que conhecemos por aqui.

Ube Chiffon Cake with White Ganache : delicioso, levíssimo, uma verdadeira fatia de nuvem doce feita com batata roxa e coberta com ganache de chocolate branco. A decepção ficou por conta do lindo roxo da batata que desapareceu quando misturado aos outros ingredientes... E eu fiquei me questionando: Existe corante natural roxo??


Vietnamese Coffee Custards : inspirada na bebida preferida dos vietnamitas (café adoçado com muito leite condensado), essa sobremesa é um tipo de crème brülée de café. A grande sacada foi a guarnição: massa de rolinho primavera pincelada com glucose de milho e levada ao forno sobre um silpat pra ficar caramelizada e crocante! Ótima ideia para decoração fácil e de efeito.


Almond Cream with Sake Peaches : essa é uma que já entrou na minha lista: o creme de amêndoas é super sedoso e feito com um ingrediente especial- um xarope de amêndoas libanês. Os pêssegos são cozidos no sake e dispostos sobre o creme. O contraste da acidez do sake, o frutado do pêssego e a cremosidade aveludada do creme resultam numa multiplicação de sabores na boca, um complementando e realçando o outro. Fantástico!


Saffron-Spice Rice Pudding : delicioso arroz-doce em versão chique e diferenciada: leva açafrão, pistache, tâmaras, pimenta, canela, noz-moscada, água de rosas e arroz, claro.

Indonesian Black Rice Pudding : mais um arroz-doce, dessa vez feito com arroz negro e ainda mais surpreendente que a outra. O arroz é cozido junto com folhas de pandam, que não sei se existem por aqui, mas acredito que capim-limão seja uma boa alternativa. Mas o diferencial mesmo foi servir o arroz-doce acompanhado por um molho de leite de coco levemente salgado! Achei que ia ficar bem esquisito, mas ficou sensacional!! E tem lógica (pelo menos pra mim). Se acrescentamos coisas doces, como frutas, em pratos salgados, por que não o contrário? O arroz-doce dessa receita leva pouco açúcar e o sal do molho de coco acaba por amplificar a doçura. A nota de frescor fica por conta das fatias de manga, ainda um pouco verdes,  que são servidas junto.


Asian Fruit Salad with Coconut-Lychee Sorbet in a Caramel Cage : ok, é uma salada de frutas exóticas. Mas é regada com uma calda de açúcar aromatizada com manjericão tailandês, rapas de limão e sementes de coentro. Além disso o sorbet de água de coco e lichia vale por si só. Muito leve e perfumado, daria um drink bárbaro se batido com espumante. A gaiola de caramelo é, bem, uma gaiola de caramelo. E isso faz toda a diferença na hora de impressionar!


    O ICE foi fundado em 1975 por Peter Kump, mecenas da gastronomia nos Estados Unidos e tem cursos de graduação, especialização e livres.

    Vai lá:
    ICE - Institute for Culinary Education
    50 West 23rd Street - New York - NY
    Cursos Livres: http://rec.iceculinary.com/
    www.iceculinary.com

    3 comentários:

    1. Ana, amei :-) No segundo semestre vou e já reservei um dia para uma aula destas do ICE... olha, suas dicas de NY foram as melhores que vi em blogs de culinária até hoje! Beijo,

      ResponderExcluir
    2. Amigaaa!! que máximo! Fiquei impressionada com a excentricidade das sobremesas, eu que ainda sou um bebê no quesito cozinha, vejo que tem muuuitaaa coisa a se aprender nesse mundão!
      Valeu pelas ótimas dicas, como sempre, e confesso que minha "não vontade" de ir a NY em minha vida tem mudado um pouco...hahaha!
      Beijos e mais uma vez, parabéns pelo seu blog, que sou mega fã <3

      ResponderExcluir
    3. Adorei! Como eu adoro cozinhar e sempre que posso faço uns cursinhos aqui no Rio, fiquei louca para fazer este a ainda aproveitar NY. Excelente dica.
      www.coposepanelas.com

      ResponderExcluir