Top Chef encontra Os Simpsons

Já falei aqui antes sobre o spin off(1) do programa Top Chef chamado Top Chef Masters, que tem uma mecânica um pouquinho diferente do original, onde os competidores são chefs  já consagrados e o prêmio é revertido para uma instituição de caridade de escolha do ganhador.

O programa tem como premissa propor desafios sempre muito interessantes e às vezes aparentemente impossíveis de executar  - como aquele que exigia que os chefs criassem um prato gourmet com ingredientes comprados em uma vending machine(2).

O episódio da semana passada (2a. temporada, em cartaz nos EUA) foi genial e fez com que os chefs puxassem sua criatividade ao limite. O desafio relâmpago pedia para que os participantes sorteassem um personagem dos Simpsons para o qual deveriam criar um prato.

Susan Feniger, meio "geração Woodstock", proprietária do restaurante Street em Hollywood, celebridade americana e fera em cozinha latina, fez o prato inspirado no bartender  e dono de bar, Moe. Preparou Millet Rice Crispy Treats with Peanut Butter Chips, Donuts e Mexican Hot Chocolate. Os millet treats são uma especialidade de Susan e foi interessante descobrir que millet é painço, que pra nós serve como comida de passarinho. Acho que Moe ia gostar de um pouco de doce em sua vida amarga...

Tony Mantuano, proprietário do restaurante Spiaggia em Chicago, ganhador do James Beard Award e catapultado à fama global depois de ter sido eleito melhor chef pelo presidente Barack Obama, cozinhou inspirado no Chief Wiggum. Fez massa de pizza frita com bacon e mel, acompanhada de café "batizado". Achei a cara do Wiggum mas aposto que Homer também ia gostar!

Susur Lee, consagrado pelo guia Zagat como um "gênio culinário", saiu da origem humilde como aprendiz em Hong Kong para se tornar dono de um império, com 2 restaurantes em Toronto, um em NY e outro em Washington, é um dos meus favoritos na competição mas decepcionou um pouco no prato inspirado em Marge: purê de batata roxa (que formavam os cabelos da Marge!), costeletas de porco, uvas glaceadas e molho de mostarda. Acho que a combinação de ingredientes foi perfeita, mas não gostei da apresentação...

Ricky Moonen, chef consagrado, defensor do manejo sustentável de pescados, personalidade borbulhante, sorteou Homer como seu personagem inspirador. Fez um Shrimp "Sloopy d'Oh" com batatas chips trufadas acompanhado de cerveja. Sloopy d'Oh é um trocadilho para o sanduíche preferido de Homer, o sloopy joe. Tradicional nos EUA, o sloopy joe é feito com pão de hambúrguer e recheado com carne moída refogada com molho de tomates. Apesar de achar que cozinha pra Homer era meio barbada, considero que Ricky tenha feito um ótimo trabalho em sofisticar um prato tão corriqueiro.

Jody Adams, também ganhadora de um James Beard Award, conhecida pelo uso dos ingredientes locais da Nova Inglaterra, onde chefia o restaurante Rialto em Cambridge, na elaboração de pratos da cozinha regional italiana. Jody cozinhou para Lisa e, como não poderia deixar de ser, o cardápio foi vegetariano: Salada de trigo quebrado, ricota de leite de cabra, churrasco de beterraba e chips de couve assados. Deve ter ficado muito bom e eu ainda serviria com um vinagrete de laranja, que combina super bem tanto com beterraba quanto com couve.

Marcus Samuelsson, nascido na Etiópia, ficou órfão aos 3 anos e foi adotado por um casal de suecos. É premiadíssimo e comanda o famoso Aquavit em Nova York, além de outros empreendimentos. Sua inspiração foi Apu, um dos meus personagens favoritos. Marcus preparou um prato típico indiano: sopa de tomates com arroz e seus acompanhamentos (grão de bico, chutney, sambal(3) e de sobremesa, bolas de melão com nozes variadas. Matt Groening, criador dos Simpsons, lembrou que Apu sempre tenta disfarçar sua origem mas tenho certeza que ele gostaria dessa refeição.

Por fim, Jonathan Waxman, chamado de mestre Jedi pelos competidores, trabalhou no Chez Panisse e atualmente comanda o Barbuto em Nova York com planos para abrir mais um estabelecimento na cidade e outro em Washington. Jonathan cozinhou para Bart. Um prato simples que encantou os jurados que afirmaram que este poderia ser o prato que uniria toda Springfield: spaghetti bambino(4) com sanduíche grelhado de presunto, queijo e tomate.

Assista o vídeo com as cenas da degustação do júri composto por Matt Groening, Matt Selman (produtor e redator da série) e Hank Azaria (ator responsável pela voz de vários personagens).



Quando postei esse vídeo no YouTube, muita gente reclamou da falta do personagem Mr. Burns. Arrisco dizer que ele ficou de fora porque é tão mau que não merece uma refeição preparada por mãos tão habilidosas...

O resultado do júri foi o seguinte:
  • Tony Mantuano - Chief Wiggum - 3 estrelas
  • Susur Lee - Marge - 3 1/2 estrelas
  • Jonathan Waxman - Bart - 4 estrelas
  • Marcus Samuelsson - Apu - 4 estrelas
  • Jody Adams - Lisa - 4 estrelas
  • Susan Feniger - Moe - 4 estrelas
  • Ricky Moonen - Homer - 4 1/2 estrelas VENCEDOR
A segunda parte do episódio, com o desafio eliminatório, também foi muito interessante já que propunha a elaboração de um prato "surf 'n' turf"(5) com carnes exóticas.

Veja abaixo as proteínas disponíveis e os pratos criados pelos competidores.
















Neste round o vencedor foi Susur Lee e a eliminada foi Jody Adams.

Mas o que fica pra mim como lição e inspiração é que cozinhar pode e deve ser divertido e também muito desafiador. Fiquei com muita vontade de juntar colegas pra replicar o desafio na minha cozinha. Ou quem sabe fazer uma variação dele com o tema Guerra nas Estrelas? Heróis Marvel? X-Men? Quem topa?

1 - Spin-off: termo usado para designar "filhotes" de um projeto principal.
2 - Vending machine: máquinas automáticas para compra de produtos (bebidas, salgados, doces, livros, etc.).
3 - Sambal - molho feito com várias pimentas e normalmente usado como condimento. Muito popular na Indonésia, Malásia, Singapura, algumas regiões das Filipinas e do Sri Lanka e também na Holanda e no Suriname.
4 - Spaghetti bambino: refere-se à espessura do spaghetti, mais fino que o convencional.
5 - Surf 'n' Turf: prato comum nos pubs da Inglaterra e da Irlanda e nas stakehouses da América, é constituído sempre por 2 proteínas, uma da "terra" e outra do mar. É considerado a epítome da culinária kitsch, onde o ponto principal é maximizar a extravagância hedonista combinado os dois itens mais caros do cardápio.

Um comentário:

  1. Anônimo8/7/10

    Putz que coisa nojenta
    Sejam vegetarianos povo!

    ResponderExcluir