Sorvete de Chocolate para um ano melhor

Hoje postei no Twitter meu desejo para 2011: mais tolerância. Em todos os sentidos. Política, religiosa, sexual, alimentícia, futebolística, cinematográfica, musical. O que motivou meu desejo foi presenciar tantas atitudes de intolerância durante esse ano que chegou a me fazer mal.

Imagine, ano de eleições presidenciais e sobrou intolerância política com muitos xiitas de estrela vermelha no peito menosprezando e desrespeitando quem não tinha a mesma opinião ou pertencia à suposta elite. Outros pretensos intelectualóides posando de socialistas acadêmicos e repetindo os mesmos atos de desrespeito dos xiitas.

No futebol então, nem precisa falar muito. Ano após ano, campeonato após campeonato, os atos de barbárie são dolorosamente perpetrados. Veja bem, sou são-paulina roxa, adoro tirar onda quando meu time ganha. Mas isso não se traduz em ofender, humilhar e, como se vê todo ano, assassinar o torcedor adversário.

Uma atitude bem menos violenta, mas igualmente intolerante, desencadeou meu impulso de escrever sobre o tema. Hoje, no mesmo Twitter, uma pessoa postou que não se conformava com quem gostava de Kurt Cobain. Disse que ele cantava mal e era drogado. A segunda é verdade, claro. A primeira é discutível. Mas o problema mesmo é criticar quem gosta. Eu não gosto de Calypso mas não saio por aí criticando quem gosta. Até porque todo mundo tem um fantasma no armário, um gosto questionável, um tropeço no passado.

Confesso alguns deslizes: adoro Fábio Jr., miojo sem caldo, Ades de Frapê de coco e cream cheese com queijo ralado. E detesto refrigerante e pastel. Também poderia passar o resto da vida sem pizza nem pipoca. Mereço ser execrada por isso? Tenho certeza que não. Gosto não tem nada a ver com caráter. Mas intolerância e desrespeito, isso sim.

E por isso tudo escolhi a receita de um sorvete de chocolate que não tem nada de convencional, é bem diferente e serve para exercitarmos nossa tolerância por gostos alimentares estranhos.

Sorvete de Chocolate Azteca
(do livro "The Perfect Scoop" de David Lebovitz)

Ingredientes
  • 560 ml de creme de leite fresco
  • 60 grs de cacau em pó
  • 150 grs de açúcar
  • 85 grs de chocolate meio amargo picado
  • 310 ml de leite integral
  • 1 col. de chá de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 e 1/4 de col. de chá de canela em pó
  • 2 a 3 col. de chá de pimenta em pó*
  • 2 col. de sopa de conhaque
Modo de Fazer
  • Numa panela misture o creme de leite, o cacau e o açúcar. Leve ao fogo até iniciar fervura, mexendo sempre (vai começar a espumar).
  • Retire do fogo, junte o chocolate picado e mexa até dissolver completamente.
  • Junte o restante dos ingredientes e bata no liquidificador por 30 segundos a 1 minuto.
  • Resfrie na geladeira por pelo menos 2 horas e bata o sorvete de acordo com as instruções da sua máquina de sorvete.
  • Se não tiver uma máquina de sorvete, despeje a mistura numa assadeira ou pirex e leve ao freezer por cerca de 1 hora. Retire e bata novamente no liquidificador. Repita esse processo mais 2 vezes.
Observações
  1. Use pimenta vermelha em pó. Pode ser chilli, cayena, calabresa. Mas tem que ser em pó. Eu usei pimenta Ancho que comprei no Kalustyan's em Nova York. Não é muito forte e tem um sabor levemente defumado. Acho que a Bombay tem esse tipo de pimenta. Fica uma delícia!
  2. Acrescentei 1 colher de sopa de mel. Acho que mel combina muito bem. Ok, não tem nada de asteca mas conhaque também não e tá na receita!
  3. Aliás, o conhaque tem um papel importante na história desse sorvete: reparou que não leva ovos? Portanto é menos cremoso e menos gorduroso que um sorvete de chocolate convencional. Acontece que a falta de gordura poderia propiciar uma maior formação de cristais de gelo e é aí que o conhaque faz sua parte - o álcool baixa o ponto de fusão da mistura toda, evitando a formação excessiva de cristais.
  4. Fica divino acompanhado por amêndoas salgadas defumadas (aquelas que vêm em latinhas, eu gosto da marca Blue Diamond).
Enfim, último post do ano, meu desejo é que em 2011 as pessoas sejam mais tolerantes e que a educação e o respeito, acima de tudo, possam transformar o mundo num lugar melhor de se viver.

E que o nosso 2011 seja como esse sorvete: potente, marcante, perfumado, apimentado, saboroso, inesquecível!

3 comentários:

  1. Adorei seu post, Ana. Per-fei-to para passar uma mensagem relevante e cheia de significado sobre o espírito do Natal. Para mim também tolerância é uma palavra - e uma atitude - das mais oportunas pro mundo de hoje. Faço minhas as suas palavras e que mais pessoas leiam e reflitam sobre isto. Boas Festas!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo. Feliz 2011 pra todos nós!

    ResponderExcluir