Geleia de Pimentão e uma amiga querida

Produção e Foto: Letícia Massula

Aí o cliente pergunta: você tem receitas com pimentão? Só não vale pimentão recheado…

Tenho, claro! E desfio o rosário de pratos com pimentão: gazpacho, muhammara, terrine, ratatouille, saladas, geleia…

O cliente quis geleia.

Fui pra cozinha meio ressabiada, sem por muita fé no resultado. Falei da geleia mais para fazer número na lista de preparações. Se fosse um chutney, quem sabe… Mas graças à minha grande boca, agora eu tinha que fazer uma geleia. E tinha que ficar boa!!

Me deixei guiar pela intuição e pela memória, imaginando sabores complementares. E assim nasceu essa lindeza!

Mas nada disso chegaria até você se não fosse uma amiga querida, grande cozinheira, pessoa daquelas para guardar para sempre, Letícia Massula.

Nem sei dizer como a gente começou a se falar e nem porque. Só sei dizer que foi através do Twitter. Quando meu dei conta, estávamos trocando ideias sobre experimentações gastronômicas com chá e sonhando um dia de Alice.

Muito tempo passou até que pudéssemos concretizar o desejo de, se não realizar o sonho de Alice, pelo menos começar uma parceria mais próxima.

Em dezembro fizemos juntas o cardápio para uma ceia de Natal só com finger food para o site Basílico (veja aqui). Atualmente, além de testar receitas, ela tem sido a boa alma que fotografa meus pratos.

Há cerca de um ano a Let tem se dedicado a aperfeiçoar seus dotes de food stylist e tem feito um trabalho lindo, como você pode comprovar nas fotos que vai ver aqui e principalmente no excelente blog que ela escreve, o Cozinha da Matilde.

GELEIA DE PIMENTÃO

Ingredientes
  • 600 grs de pimentão vermelho sem pele e sem sementes (aproximadamente 4 pimentões ou 4 xícaras de chá)
  • 300 ml de suco de laranja (feito na hora)
  • 450 grs de açúcar cristal (2 e ¼ de xícaras de chá)
  • 2 colheres de café de garam masala (opcional)

Modo de Preparo
  1. Bata o pimentão e o suco de laranja no liquidificador por 2 minutos.
  2. Leve ao fogo numa panela de fundo grosso juntamente com o açúcar cristal e o garam masala e cozinhe em fogo médio-baixo por aproximadamente 40 minutos.
  3. Despeje a geleia ainda quente em vidros previamente esterilizados (veja aqui, no blog Prato Fundo do super Vitor Hugo, como proceder. Ele ensina todos os detalhes).
  4. Dura um mês em temperatura ambiente ou três meses em geladeira.
  5. Combina muito bem com queijos de mofo branco como brie e camembert. E semana que vem, uma dica surpreendente para utilizar esta geleia :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário