Cozinha e TV: Masterchef Australia S03E18

Oba! Hoje é dia de MasterClass!! Todos respira aliviado! :)

A aula de hoje é incrível, a melhor até agora na minha opinião. E os aussies deviam estar com saudades da terra máter porque muitos pratos foram receitas típicas do Reino Unido.

O chef Colin Fassnidge (que já havia participado do Immunity Challenge essa semana) ensina 3 receitas com batatas: Bulangère (França), Colcannon (Irlanda) e Rösti (Suiça). Como sabe-se, os irlandeses são pródigos em receitas com batatas, uma vez que o tubérculo, apesar da origem andina, é para eles o que a mandioca é para os brasileiros. Ok, para os paulistas é como o arroz com feijão...



George ensinou como destrinchar um coelho e prepará-lo corretamente, Gary fez outro prato típico inglês, a Shepherds Pie e a confeiteira Leanne Beck (que já foi acordada no meio da noite por um Russel Crowe lariquento querendo seus doces) fez outro clássico da terra da Rainha: Trifle de Ruibarbo.



Gary faz um purê de batatas defumado para cobrir a Shepherds Pie. E sabe como? Ele defuma o leite!! Eu já havia falado sobre essa possibilidade na entrevista que dei para o iG Comida aqui, mas confesso que, talvez por ter pai diabético e usar pouca batata na minha cozinha, nunca tinha pensado nesse uso. Eu defumo o leite pra fazer um bechamel diferente. Mas pergunta, já comprei as batatas, vou testar ainda esse semana e conto aqui o resultado.

O trifle é uma das minha sobremesas favoritas, e nada mais é que um tipo de pavê. Mas Leanne subverteu o clássico (talvez tenha sido ideia do Crowe, que não é australiano e sim neo-zelandês. Os aussies deixam que os outros pensem que ele é de lá apenas porque faz sucesso. A rixa entre os países é tipo Brasil x Argentina. E a Austrália é o Brasil, claro). Voltando ao trifle: a receita convencional leva pão-de-ló (ou sponge cake), geleia de fruta com pouco açúcar, creme pâtissier e creme chantilly. Leanne fez uma gelatina de champagne com framboesas frescas, cobriu com finnancier (massa à base de amêndoas, sem farinha de trigo), depois compota de ruibarbo ao forno com gin e creme de mascarpone. Só pra sacanear mais um pouco, encheu de respas de chocolate...


Este post faz parte da série Cozinha e TV. Entenda os números: S03 significa que nos referimos à terceira temporada do programa em questão. E18 quer dizer que estamos falando do episódio 18 desta temporada. "S" quer dizer "season" (= temporada) e "E", "episódio". Para ver todos os posts já publicados em Cozinha e TV, clique aqui.

Um comentário: