Curry Tailandês de Frango no YouPIX: comendo o Foodspotting



Foto: Cris Gusmão
Eu tinha contado aqui que ia fazer uma apresentação no YouPIX, elaborando um prato que representasse o Foodspotting (também já falei dele aqui).

O prato escolhido foi um curry tailandês de frango com arroz jasmine (que não sobrou pra foto!) e uma saladinha de manga com amendoim e coentro.

Escolhi uma produção thai porque, antes de mais nada, é uma cozinha que eu AMO. Quando morei na Austrália tive oportunidade de ter um contato mais próximo com as delícias de lá. Inclusive trouxe na mala uma muda de capim-limão tailandês que se transformou em inúmeras touceiras lá no sítio. Aqui no Brasil estamos mais habituados a usar apenas as folhas da planta, mas por lá eles usam mais a parte branca, bem próxima da raiz. Essa parte é bem fibrosa e geralmente é macerada ou "machucada" para liberar todo seu aroma e sabor.

A cozinha tailandesa, assim como muitas outras da mesma região, é repleta de ingredientes frescos e muito aromáticos. A base da alimentação é o arroz. A presença dele é tão forte e emblemática que em muitas línguas daquele pedaço do planeta, o verbo "comer" significa literalmente "comer arroz".

As refeições na Tailândia não seguem a mesma estrutura do mundo ocidental, não há entrada, prato principal e sobremesa. Tudo é servido simultaneamente. Também não há pratos individuais, tudo é comunitário. Ninguém vai sozinho à um restaurante porque além de ser considerado mau agouro, quanto mais gente à mesa, maior o número de pratos pedidos e compartilhados. Você turista que vai ao restaurante e quer pedir sozinho vários pratos para poder provar de tudo, atenção: coma tudinho porque desperdiçar comida atrai a ira da deusa do arroz, Mae Phosop, o que pode acarretar desde uma colheita ruim até miséria e fome!

Tal como em outros países do sudeste asiático, na Tailândia não se usa faca para comer, já que ela é uma arma e sua presença na mesa pode ser encarada como uma atitude rude, para dizer o mínimo, ou até uma ameaça. Come-se utilizando garfo e colher e o garfo é que desempenha parte do papel da faca, empurrando a comida para a colher. Não é necessário cortar os alimentos pois invariavelmente eles já são servidos cortados. Ou então são fáceis de serem cortados com uma colher, como no caso dos peixes assados inteiros.
Foto: YouPIX


O hábito de comer a qualquer hora do dia é incentivado pelas centenas de barracas de rua que servem comidinhas rápidas, como os insetos fritos. Lembrando que insetos são riquíssimos em proteína e geralmente têm sabor daquilo que comem: plantas. Já provei formigas da região amazônica que tinham gosto de capim-limão! Mas a maior parte da alimentação naquela região é constituída por ingredientes fresquíssimos e composta por peixes do Mekong, vegetais e frutas.

A comida é o centro das atenções em ocasiões sociais e, mais que isso, é por si só razão para celebrar. Ela desempenha um papel antropológico tão importante na vida de um tailandês que, nos ritos funerários, são distribuídos aos presentes pequenos livretos que contém histórias sobre o falecido e incluem sempre as receitas de seus pratos preferidos.

Vamos à nossa:

CURRY THAI DE FRANGO E BATATA DOCE

Para 4 porções

Ingredientes
  • 50 grs de pasta vermelha de curry*
  • 1 lata de leite de coco thai*
  • 200 grs de frango cortado em cubos
  • 200 grs de batata doce cortada em cubos
  • 1 col de sopa de óleo vegetal (soja, canola, etc)
  • 3 col de chá de açúcar de palma*
  • 1 col de sopa de extrato de tamarindo*
Modo de Fazer
  1. Fritar brevemente a pasta de curry com 1 col de sopa de óleo
  2. Acrescentar 1 xícara de leite coco e o frango em cubos. Deixar levantar fervura em fogo médio-alto
  3. Acrescentar as batatas e mais meia xícara de leite de coco. Abaixar o fogo e cozinhar até que as batatas fiquem macias.
  4. Adicionar o açúcar de palma ralado e o extrato de tamarindo. Acertar o sal se necessário.
  5. Servir com arroz jasmine (que é feito como arroz convencional)
  • * Estes produtos podem ser adquiridos na Mercearia Towa (Praça da Liberdade, 113 - Liberdade - São Paulo - SP). O leite de coco e o açúcar podem ser substituídos por similares nacionais

Observações
  1. O curry tailandês nada tem a ver com o indiano. A única coisa em comum é que ambos contém muitas especiarias, mas o thai nunca é em pó, é sempre uma pasta que pode ser verde, vermelha ou amarela, dependendo da cor da pimenta utilizada. Cada família tem sua própria receita e ela vai ficando mais apimentada a medida que caminhamos para o sul do país. É relativamente fácil de ser feito, difícil é encontrar todos os ingredientes necessários como galangal (primo do gengibre) e folhas de limão kaffir.
  2. O coco é onipresente na mesa tailandesa, sendo consumido de diversas formas e em diversos estágios de amadurecimento. Este que indiquei na receita é vendido em latas e é bem mais grosso que o nosso. 
  3. O açúcar de palma é feito com a seiva da tamareira e tem aroma de caramelo. Entra para equilibrar a receita e atenuar a picância.
  4. O extrato de tamarindo é o elemento de acidez, que arredonda tudo na boca.
 Servidos? :D

Foto: YouPIX
Foto: YouPIX

2 comentários:

  1. Eu que não sou lá chegada a comida Thai fiquei com vontade de comer esse prato aí. Cara booooa.

    ResponderExcluir
  2. Carol querida!

    Cola na minha que vc se dá bem!

    O engraçado é que mta gente que não assistiu a aula, viu a fila e veio comer pensando que era strogonoff! Foi por isso que vc achou a cara boa, né?

    ResponderExcluir